Páginas

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

The Absolutely True Diary of a Part Time Indian


   Quando li o título do livro achei que se tratava da vida dos índios americanos. Estava enganada, o livro vai além disso. É narrado pelo personagem central, Arnold Espírito Junior, que vive em uma reserva indígena. Junior é um adolescente, e apresenta a si mesmo contando seus diversos problemas físicos, por causa destes, ele sofre bullying. Mas o que surpreende é: ele sabe de suas dificuldades, tem seus medos e inseguranças, mas enfrenta-os com sua inteligência, originalidade, coragem... ele sabe que vai ser ofendido, que pode apanhar, mas ele simplesmente segue em frente, a ponto de sair da escola da reserva (onde só tem índios) para ir para uma escola frequentada pela maioria branca. De grande parte das pessoas, ele vai ouvir as vaias, as ofensas... daí você pára para pensar nessas pessoas, e imagina que são pessoas que não se distinguem umas das outras, são pessoas que repetem o que ouvem, seguem o fluxo da multidão. Ao contrário dos personagens marcantes que cruzam sua vida, e têm defeitos também, mas deles é possível arrancar o melhor.
 
 
(The Absolutely True Diary of a Part Time Indian. 2007, p. 57).
 
   Junior é cartunista, em muitos trechos ele ilustra a situação vivida com muito humor, muitos palavrões e situações típicas da adolescência. Aliás, o humor é um sentimento necessário para enfrentar a realidade do álcool, da pobreza, da mesmice em sua comunidade. Sobre os índios e comunidades em geral, um trecho do livro me deixou pensativa:
 
   - "O que há de errado?". Eu perguntei.
   - "É a sua irmã", ela disse.
   - Ela fugiu de novo?
   - Ela se casou.
   Uau, eu estava assustado. Mas a minha mãe e o meu pai estavam absolutamente apavorados. Famílias indígenas permanecem grudadas como Gorilla Glue, o mais forte adesivo no mundo. Minha mãe e meu pai, ambos, vivem a duas milhas de onde nasceram, e minha avó vive a uma milha de onde ela nasceu. Desde que a Spokane Reserva Indígena foi fundada, em 1881, ninguém na minha família já tinha vivido em qualquer outro lugar.
   Nós, Espíritos, ficamos em um só lugar. Somos absolutamente tribais. Para o bem ou mal, não deixamos o outro. E agora, minha mãe e meu pai tinham perdido dois filhos para o mundo exterior.
 
(The Absolutely True Diary of a Part Time Indian. 2007, p. 88). 
 
 
   O livro foi escrito por um comediante de stand up Sherman Alexie e ilustrado por Ellen Forney. E se você tiver oportunidade de escutar o audiobook, ouvirá a premiada narração feita pelo autor. Escutei um trecho, adoro quando ele fala: Let me tell you...
 
 
Capa do livro: The Absolutely True Diary of a Part Time Indian.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário