Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Book Group


Sobre o Book Group... Peggy, nossa professora de inglês, indica um livro e promove um encontro literário. Das últimas vezes foi na casa dela, nós adoramos! Dessa vez, a anfitriã foi nossa querida amiga francesa, Colette. Sobre os comes e bebes, ela comentou que havia preparado um Bolo de Reis (já que a filha dela, Carla, havia sido premiada com a segunda prenda do Bolo de Reis), e que era para ter cuidado ao engolir o recheio. Eu não tinha entendido direito, achei que ela estava falando para ter cuidado com o recheio quente de algum salgado (até pensei comigo: Hmmm... croissant!). Mas quando me aproximei da mesa, vi que era o famoso bolo. Peguei uma fatia e, no primeiro pedaço, fui coroada rainha! hehe!
 

...Save the Queen!
 
  Todo rei tem que ter sua rainha, não é verdade?
  Quer reler sobre a primeira "coroação" da casa?
 
  

   Agora, voltando ao Book Group, To Kill a Mockingbird (no Brasil: O Sol é para Todos), da escritora Harper Lee, foi o livro do mês.



   Como o processo de tradução é meio lento, não consegui ler o livro inteiro, me concentrei em alguns pontos, assisti a um documentário sobre Harper Lee, pesquisei sobre o Movimento do Direitos Civis, que teve seu auge nos anos 1960 e fiquei curiosíssima com o desenrolar da história. Não só da ficção, mas da vida real da autora.
   O livro trata das memórias de infância de Harper Lee, o tema central é o ponto vista de duas crianças (Scout e seu irmão Jem Finch) sobre ética e dignidade. Scout é a narradora e inicia exibindo alguns personagens: Jem, que tem um problema no braço e à princípio não se sabe o que gerou esse problema; Dill, que vive pela vizinhança, criado por parentes e, logo ao se apresentar, diz que sabe ler apesar da pouca idade. Detalhe interessante, na vida real, há especulações que Dill é nada mais, nada menos que Truman Capote.
   Mais personagens vão surgindo, como o pai Atticus Finch, um íntegro advogado que futuramente vai defender um trabalhador negro, acusado injustamente de amolestar uma garota. Enfim, o livro é rico em detalhes e personagens que devem ser explorados com uma boa leitura.
   O trecho a seguir é um pouquinho do ar de Maycomb, uma cidadezinha do Alabama, estado do Sul:
"Os duros colarinhos dos cavalheiros murcham às nove da manhã. Senhoras se banham antes do meio-dia, depois tiram sua soneca às 15h, e quando a noite cai são como bolos macios com cobertura de suor e talco doce. As pessoas se movem lentamente...".
 
   O livro é um clássico americano, ganhador do Prêmio Pulitzer. Foi adaptado para o cinema, vencedor de dois Oscar: melhor roteiro adaptado e melhor ator (para Gregory Peck).
 
   Quem já leu, fique à vontade para dar sua opinião.

 

2 comentários:

  1. Eu amo esse bolo, comi um inteirinho quando fui pra Paris ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!! Também queria comer mais, mas depois que peguei a "rainha", fiquei tímida de me aproximar novamente do bolo. hehehe! bjs

      Excluir