Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Uma vez na França

Musée Rodin.

   Minha primeira vez na França foi em setembro de 2008, também foi minha primeira grande viagem. Foi a partir daí que decidi: pelo menos de 2 em 2 anos, vou planejar e realizar uma viagem para algum outro país. Outra decisão importante: eu e Flavio decidimos começar a correr de verdade, e entramos para o 4Ões assim que voltamos da viagem.


La Basilique du Sacré Couer.
   Como faz algum tempo, neste post vou resgartar algumas lembranças. Dicas serão bem-vindas.
   Conhecemos Paris, Lyon e Annecy. São três cidades bem diferentes.

   Paris é bem retratada naquele filme de Woody Allen, não é à toa que já assisti mais de seis vezes (perdi a conta). Queria muito ser o Pender (Pênderrrr, como diria Dalí)... que sujeito de sorte! O triste da minha viagem de turista é que foram poucos dias. Andei o dia inteiro, vi tudo que planejei, mas não tive tempo para admirar tudo com calma. Por mim, alugava um apartamento e ficava alguns meses, só curtindo, comprando minha baguete na padaria da esquina, colocando flores no vaso, pedalando uma bicicleta, conhecendo todas as pontes ao longo do Rio Sena, chegava em casa e tomava um longo banho com todos aqueles cheirinhos da Provence, e pela pequena sala: velas, uma tacinha, um queijinho... vivendo e aproveitando tudo sem pressa.


Hmmm... essas entradinhas!
   Lyon é uma grande cidade, me lembrou um pouco minha querida Curitiba, talvez tenha sido minha primeira impressão. É uma delícia ir naquela rua de restaurantezinhos (lembro do nome de um restaurante que me chamou atenção, L'Enfant Terrible, talvez seja um ponto de referência: www.lenfantterrible.fr), dar uma passada no Carrefour do shopping e comprar um excelente vinho, passear e descobrir pequenos segredos da cidade (uma fromagerie, um bondinho que leva até a uma igreja antiga...). Quando soube que o autor do Pequeno Princípe era de lá, gostei mais da cidade. Não tive tempo para explorar essa informação. Uma pena!

Salada mega light em Lyon. hehe!
   Annecy é fofa demais. É conhecida como a Veneza francesa, faz divisa com a Suíça, tem um grande lago onde se pode fazer um passeio de barco (inclusive passeio com jantar dançante!). Chegamos lá sábado cedo, bem no dia que a feirinha de rua tomava conta. Como eu adoro feirinhas! Andamos pelas ruas vazias à noite, comemos um crepe. No dia do passeio no lago, tempo fechado, meio cinza, mas eu tinha comprado minha sombrinha vermelha para alegrar. 

Minha linda espanholita vermelha.

Feirinha em Annecy.
Dicas, diquinhas

- Angelina: melhor chocolate quente que já tomei, o ambiente é de uma bela casa de chá. Disponível em: www.angelina-paris.fr. 

Sentiu a cremosidade? Delícia!
 
Vitrine do Angelina.

- Melhor sorvete: Berthillon na lojinha de Sant Germain. Conseguir uma mesa na janela é tudo de bom! Disponível em: www.berthillon.fr.


Perfeito!

- Paris tem chocolates incríveis, visitei várias lojinhas adoráveis, comprei alguns mimos para mim, mas o melhor custo-benefício foi o Leonidas (dica da Fer Walbach).

- Passeio que me surpreendeu: visitar os túmulos famosos: Cimetière du Père Lachaise.

- Ruazinha de restaurantes em Lyon (ponto de referência: www.lenfantterrible.fr).

- Carrefour do shopping, super prático. Centre commercial de la Part Dieu 18 Rue du Docteur Bouchut, 69003 Lyon, França.

- Ir de trem até Annecy é uma bela viagem.

- Na feirinha de Annecy encontrei alguns chocolates suíços, adoro!

 
Pretinha, querida, eu vi você no Brazilian Day em Paris!! Lembra de mim? hehe!

Ai que saudade!

Medooo de altura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário