Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Bird Watching

 
  
   Fiz um programa hoje cedo que eu queria ter feito há mais tempo: observação de passarinhos.
   Era uma das atrações do jornalzinho que acompanho mensalmente. Convidei alguns amigos, Colette topou prontamente e ainda me emprestou binóculos. Viva! Thank you, my friend!
   Cheguei alguns minutos antes da hora marcada e tive a grata surpresa de ver uma cara conhecida, o Ed, um colega da academia, ele é corredor. O parque onde deveríamos nos encontrar, o Pangborn, é uma graça, e logo, logo vocês terão mais notícias de lá, aguardem!
   Um pequeno grupo se formou e saímos à procura dos pequenos. Os danados parecem nos observar também e correm a se esconder. Além de alguns Sabiás (Robin), pude ver os Cardinais e estou tentando lembrar de outro, que está associado ao barulho que ele faz: alguma coisa Cat. hehe! (É claro que eu fui atrás da informação: Gray Catbird. Dá para escutar, no link fornecido pelo site (a seguir), o som que o bichinho produz, e não é que o travesso já me fez várias vezes pensar: "Aqui tem filhote de gatos!".
   Vá em Mew call: http://www.allaboutbirds.org/guide/gray_catbird/sounds.
 
Cardinal.
Imagem via: site.
 
Gray Catbird.
Imagem via: site.
 
Red Winged Blackbird.
Imagem via: site.
 
Robin (vai dizer que não é o nosso Sabiá?)
Imagem via: site.
   Mas, o gostoso dessa brincadeira é você parar tudo e ter um único assunto em foco: passarinhos. Eu, como corredora, vejo tantos bichinhos cruzarem meu caminho, sempre tive o desejo de parar para observar com mais cuidado certas delicadezas. E não só dos passarinhos, mas das borboletas, das flores do campo (ultimamente, depois do treino, tenho voltado para fotografar algumas delas), dos coelhinhos e esquilos, de tudo que um lugar tem a nos oferecer. Só é preciso um pouco de sensibilidade e disposição.
   Como leiga, fiquei admirada das pessoas reconhecerem os pássaros pelo canto, distinguir machos de fêmeas (aprendemos nas aulas de Ciências que os machos geralmente são mais vistosos para atrair as fêmeas, mas daí afirmar este é um Cardinal fêmea, e este é um Cardinal macho, eu não me arrisco ainda). Baixei um aplicativo muito interessante (eu baixei o free, mas tem um para profissionais), com fotos, gravação do canto, informações e curiosidades em geral: iBird Guide to Birds Pro 7 (Interactive Field Guide to Birds of North America) ou iBird Lite (free).
   É isso aí, reserve um tempinho (quem sabe o próximo sábado ou domingo!) para observar o que tem de bonito a sua volta, tenho certeza que você não vai se arrepender!
 
 

2 comentários:

  1. I agree with taking time to observe around us what is going on, not just the human being, but also the beautiful nature. Thank you Ju for the invitation, I really enjoy our time together.

    ResponderExcluir