Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Uma Batucada Brasileira

   Quem diria que, em uma noite de verão de Domingo, eu iria ver de pertinho a filha de João Gilberto (um dos meus grandes ídolos, pai da Bossa Nova): Bebel Gilberto. E como se não bastasse, a danada ainda nasce filha da Miúcha, sobrinha do Chico!! Me leva pra um jantar em família, amiga!!!
 
 
   Pouco conheço o repertório do disco novo, na verdade, de Bebel só escutei algumas regravações da Bossa Nova (inclusive, algumas traduzidas para o inglês). Para mim, Bebel está mais para o Jazz moderno, com um toque brasileiro, mas a ela está associada a criação da Bossa eletrônica. Já fui a alguns lugares bacanas e como música de fundo pude identificar a voz e o som de Bebel. Gosto da sonoridade, da energia e sensualidade (me divirti com a jogadas de cabelo. "Batche o cabelão!") e me fascinam as raízes que ela carrega. Quantas influências ela deve ter tido, quantas críticas deve ter recebido e ainda recebe para conquistar o espaço dela. Admiro o meio em que ela se criou, admirei o jeito seguro que ela se desenvolveu no palco. Antes de ir, escutei Bebel cantando com Cazuza, "Eu Preciso Dizer que Te Amo", naquela gravação caseira, onde os amigos deviam passar tardes contando casos, besteiras e vivendo as loucuras dos anos 1980. Isso se tornou História da nossa cultura pop! Eu tinha que conferir de perto.
   Entendi que Miúcha estava no camarote assistindo à filha, procurei nos jornais para confirmar a informação, e acabei encontrando um festival que está tendo em Nova Iorque, onde Bebel fez abertura no Brooklyn, Lenine fez show no Central Park e um cantor novo (para mim), Rogê, vai fazer show amanhã. Achei engraçado que chamaram ele de Jack Johnson brasileiro e ele odiou! HUAHAUAHAUHA! (Quer conferir o naipe do nosso Jack? http://www.rogebrasil.com.br). Adoro o Jack Johnson!
   Três representantes do nosso país, três estilos diferentes! Isso é que é musicalidade!
   Segundo The Washington Post, "Best of Brazilian music coming to New York City":
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário