Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

George Washington e Mount Vernon

 
 
Um pouco sobre George Washington (G.W.)
 
Imagem: acervo particular da autora.
 
   O primeiro presidente dos EUA foi considerado um grande militar, político e fazendeiro.
   Na minha pesquisa e breve estudo dessa personalidade, vejam só o que fiquei sabendo: Jovem de família abastada da Virgínia, entrou para o exército em 1753, quando a França e a Grã-Bretanha disputavam a soberania de uma vasta área dos EUA. Ao lado dos ingleses, G.W. lutou para expulsar franceses e índios das terras, destacando-se como militar (*vide Curiosidade). Decidiu deixar a carreira militar, passou a administrar suas terras em Mont Vernoun e casou-se com Martha, uma viúva rica.
   Insatisfeito com os altos impostos cobrados pelos britânicos e a falta de liberdade de ação, G.W. foi um dos sete delegados que representou seu estado (Virgínia) no Primeiro e Segundo Congresso Continental, que se reuniu para discutir as medidas a tomar contra o colonizador. Quando iniciou-se a Guerra da Indepedência, G.W. foi nomeado comandante-chefe dos exércitos.
   Para expulsar os ingleses, obteve apoio dos franceses. Com o fim da guerra e a proclamação da indepedência, mais uma vez retirou-se para sua fazenda. Isso não durou muito, pois apreensivo frente à anarquia política pós-guerra, incentivou a convocação da Constituinte.
   Foi eleito presidente duas vezes; houve oportunidade para um terceiro mandato, que ele não aceitou. Durante seu segundo mandato, eclodiu a guerra entre França X Grã-Bretanha (e seus aliados: Prússia e Áustria), nesse período, G.W. recusou apoiar a França e aprovou um acordo de paz com o Reino Unido.
   Em seu discurso de despedida de seu último mandato, deplorava o partidarismo e clamava pela neutralidade norte-americana em assuntos externos.
   Em 1798, entretanto, a ameaça de guerra com a França levou-o a aceitar, em 3 de julho, a comissão de tenente-general e a chefia do comando do Exército, postos que conservou até morrer.
 
Sobre a casa
Mount Vernon.
Imagem: Arquivo pessoal da autora.
 
    Mont Vernoun é a mansão onde morou o primeiro presidente dos EUA: George Washington (G.W.). O engraçado é que a casa é grande por fora, mas os cômodos são pequenos, talvez seja pela distribuição dos quartos, muitos e pequenos. Bons anfitriões, o casal (G.W. e Martha) gostava de receber. O grande varandão tem uma linda vista para o Rio Potomac, e muitas cadeirinhas dispostas para apreciar a natureza. Num passeio pelos arredores vê-se a estrebaria, a "garagem" com algumas carruagens de época, horta, pomar, jardins, árvores grandes e centenárias, o espaço destinado aos escravos, um caminho que dá na beira do rio e o mausoléu do casal.
 
Imagem: acervo pessoal da autora.
 
Imagem: acervo pessoal da autora.

 
 
Varandão de onde se pode sentar nas cadeirinhas e apreciar a particular vista do Rio Potomac.
Imagem via: http://travel.aol.com/travel-guide/united-states/district-of-columbia/washington-dc-photo--pid-6279835/.
 
    Mais informações: no site http://www.mountvernon.org/, pode-se fazer uma visita virtual a Monte Vernoun.
   Para os atletas de plantão, nas proximidades da mansão, é possível correr ou fazer um longo passeio de bike por uma pista bem arborizada que segue o curso do Rio Potomac.












*Curiosidade: Em 1755, G.W. acompanha o Major General britânico Edward Braddock (o Braddock do Chuck Norris tem como cenário a Guerra do Vietnã, muitos anos depois) em uma missão para expulsar os franceses do Vale de Ohio de uma vez por todas. Mas, em um ataque surpresa, as forças francesas e os índios mataram Braddock e a maioria de seus oficiais. Desafiando o inimigo, Washington resgatou os restantes tropas britânicas e levou-os à segurança. G.W. manteve um diário de suas aventuras, que mais tarde foi publicado, causando uma sensação nas colônias e no exterior.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário