Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pequenos textos (mês de Março 2014)

As vantagens do coco
 
   Outro dia Flavio apareceu com um coco, comprado no mercado. Na hora que ele fez meio copinho de água pra mim, não vi muita graça. Depois, ele partiu o coco em pedaços e guardou-os na geladeira. Me rendi, peguei uma lasca e fiquei mastigando horas. "Hmmm... tinha me esquecido como é bom".

   Depois, em outro dia, peguei uma lasca maior, imaginei que aquilo podia ser um ovo de Páscoa. "Antigamente, os ovos eram dessa espessura... Hmmm, coco tem um formato ótimo!". Saí mastigando.
   E mastigando, mastigando... encontrei mais uma vantagem do coco in natura: "olha, posso fabricar meu próprio coco ralado!! E úmido!!!".

Café da tarde
   A receita do mês é bolo de laranja. Enquanto existirem laranjas na fruteira e ovos na tigela, o bolinho sai toda segunda e fica aí pro café até o fim de semana. Até cansarmos do sabor. Tenho visto muitas mesas de café aí pelo Facebook, uma mais apetitosa que a outra. A delícia não está apenas no pão fresquinho, caseiro ou da padaria, na manteiga tirada com antecedência, fácil de passar no pão, nas geleias de frutas, nos bolos caseiros, no bule de café, no leite fervendo, no açucareiro, no presunto e queijo fatiados, nos pratinhos dispostos, cada um com seu conjuntinho, no sol da tarde que bate na janela, na conversa despretensiosa, nos paninhos que tampam e preservam a comida; a delícia está na casa de quem oferece, e cada casa tem um sabor: quanto mais o carinho, mais gostoso é o café da tarde.

   Tão à vontade a gente fica, que dá pra botar um pé pra cima da cadeira, se esparramar, levantar pra requentar mais o leite, pegar o Toddy no armário porque eu prefiro Toddy à Nescau, aproveitar pra pegar o pote de bolachas que ficou para trás, enrolar o queijo com a goiabada, beliscar as migalhas do pão, roubar a cobertura do bolo, levantar novamente, recolher o prato e procurar algum lugar por perto pra assistir os outros comendo ou continuar o conversê.

Parceria
   Tomzinho, parceirinho, foi muita gentileza sua deixar duas musiquinhas prontinhas pra Malu. Não, ela não vai vir com madeixas louras e zóio da cor do chuchu, mas vai se divertir mesmo assim, e a segunda ela vai escutar muito, quando estiver na idade de arrebatar pobres corações. Tomara que Manuel Carlos não ponha na novela.
 
Música 1. Samba de Maria Luiza (via YouTube):
 
Música 2. Luiza (via YouTube):


   Joãozinho, você sempre tão amável, também me deixou uma delicadeza. Poucos me chamam de Jou Jou, e quando eu ouço me chamarem assim, lembro de alguém especial como você:  

Música 3. Jou Jou Balangandans (via YouTube):





"Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador."



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário