Páginas

sábado, 21 de junho de 2014

Midsummer

   Neste final de semana fomos convidados a comemorar o Midsummer, na casa da Julie e do Anders (ela, norte-americana; ele, sueco), casal muito querido.
  
Olha que fofo o recadinho que encontramos por lá!
A cara deles!
Imagem: arquivo pessoal.
   Especialmente importante nas culturas da Escandinávia e do Báltico, o Midsummer costuma acontecer na sexta-feira, entre os dias 19 e 25 de Junho, e celebra o verão e o dia mais longo do ano. Li em alguns sites que também tem a ver com o Dia de São João, mas não me aprofundei na pesquisa. Na Suécia, é feriado, mas como aqui nos EUA não faz parte da tradição do país, comemoramos no sábado com nossos amigos suecos, norte-americanos, brasileiros, indianos... As mulheres põem seus vestidos floridos, enfeitam seus cabelos, os homens ficam à vontade nas suas bermudas.

O que era essa criaturinha pedindo um pedaço de bolo, em inglês!! hehe!
Imagens: arquivo pessoal.
    A festa começou perto da hora do almoço, e uma grande mesa com comidas típicas fica à disposição dos convidados. Pelas mesas, cópias de músicas em sueco, o intuito é comer, cantar e, assim que terminar a canção, dar um gole no licor com sabor de especiarias: Aquavit (licor feito de batatas, servido gelado e bebido de um só trago). Fortchenho! Tomei de bicadinha. hehe!  
 





Esqueci de tirar fotos das batatas, que não podem faltar!
Imagens: arquivo pessoal.
   Pelo jardim, jogos para as crianças e os adultos. Pelo jardim, também, uma atração a parte: ninho de coelhos!! 
   Depois da primeira refeição, é montada uma espécie de cruz, coberta de folhas e flores, todos são convidados a dançar e cantar em volta. E, nesse ponto, parece concebível associar o Midsummer à nossa comemoração de São João. São como nossas quadrilhas, danças alegres, ingênuas, em família.  


 
 
Imagens: arquivo pessoal.
 
   Depois de algumas calorias gastas, são servidas as sobremesas. E, apesar da grande variedade, os doces somem rapidinho. Ah, entre as sobremesas, não podem faltar morangos!
 


Imagens: arquivo pessoal.
   A tarde vai passando, o pessoal vai ficando e já começam a limpar a churrasqueira para o segundo round. A mesa de sobremesas sai, dando lugar a novos pratos salgados para a janta. As crianças se lambuzam com cachorro-quente, hambúrguer; o pessoal que chega mais tarde traz outras tortas, mais saladas... e o dia mais longo do ano é assim aproveitado, ao máximo, até o último raio de Sol.

   Oh! Menina tão galante que convida pra dançar/Vamos juntos neste instante dar a volta, alegre estar/Oh que delícia saber dançar/oh que delícia, meu lindo par!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário