Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2020

Pãozinho nosso de cada dia

   Tenho preguiça de ir na padaria, mesmo porque as bakeries aqui não são como as nossas, aquelas vitrines cheias de perdição. Aqui tudo é meio parecido, você vai numa bakery, numa de mercado, por exemplo, e estão lá os donuts, cookies, os bolos com recheio e cobertura pastosa doce, torta de maçã, banana bread... não estou dizendo que são ruins, mas depois de um tempo cansam. Não tem coxinha, bolinha de queijo, salgadinhos por peso, ou unidades grandes, empadão, tortas, quiches, pão de queijo, bolo de cenoura, bolo de chocolate, bolo recheado com 3 camadas diferentes e coberturas variadas, mousse, cremes, sonho, pastel de carne, pastel de banana... affff! Fora as especialidades da padaria em si. Sim, porque cada uma tem a sua, o seu chamariz. Aqui não tem pão de trigo (em SC chamamos pão francês de pão de trigo. Uma vez escutei: "Mas todos os pães são de trigo"... "Ah vai te catar!"). Por isso tenho preguiça de sair pra comprar pão, porque pão eu faço, pra não sair pra comprar só pão, uso 2 horas dessa minha preguiça pra fazer o pão. Se fosse pra sair e trazer pão e vários pacotinhos de perdição, eu ia.
   Fiz a massa do pão e fui correr, porque meu plano era ficar sentada no sofá um bom tempo. Mas eu não consigo. Quando vejo já estou fazendo pão e pensando que, no tempo de descanso da massa, eu posso muito bem botar um tênis e sair pra correr. Corri com a massa, pra não escurecer, e dar tempo de eu ir correr.
   Fui, voltei, tomei banho. Dividi a massa em pães pequenos e como quero fazer um agrado ao meu pequeno, já faço uma fornada, mesmo sem esperar a massa crescer novamente. Deixo isso pra próxima fornada. E assim, em 20 minutos, a casa fica tomada por aquele cheirinho maravilhoso de pão caseiro.
   Por isso, levanto meu dedo e digo: valorize a padaria aí do bairro, valorize a variedade da padaria do Manuel. Valorize o pão que a sua mãe faz. E, quando der, deixe a preguiça de lado e põe essa pãozarada pra correr!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário