Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Conchiglione de abacaxi, ricota e gorgonzola...

   Como aqui ninguém passa vontade, é claro que eu ia fazer o conchiglione hoje. A massinha (uma concha grande) eu já trouxe lá do Walmart de Hagerstown, veio na mudança. Hehe! Sinal de que fazia tempo que ela era almejada. 
   Semanas atrás, quando comprei o figo, pensei em fazer com figo, mas comemos todo o figo puro mesmo. Melhor, né! Ontem, quando olhei aquela compota de abacaxi, fui correndo atrás de receita de conchiglione para ter uma base. Na verdade, não segui a receita à risca, pois estava com pressa pra seguir todo aquele passo a passo. Flavio aproveitou o horário do almoço para me ajudar a rechear o conchiglione, chef João eu nem preciso chamar, ele já puxa seu step e põe a mão na massa, literalmente.

Ingredientes:
  • Massa de conchiglione (usei metade, travessa pequena, serve dois bem servido).
  Cozinhar al dente, menos de 10 minutos. Escorrer e deixar reservado.

Recheio: 
  • 4 colheres ricota (eu compro a Galbani que já vem "amassadinha")
  • 2 colheres de queijo gorgonzola (já comprei em flocos, "amassadinho")
  • Sal e pimenta a gosto
  • Nozes (eu tinha pecã*, cortei umas 6 em pedaços com a mão mesmo)
  • Compota de abacaxi (receita no link no final desta receita)
Misturar num bowl ricota, gorgonzola, pecã e temperar com sal e pimenta. 
Rechear o conchiglione primeiro com a compota depois com essa mistura de ricota e gorgonzola. 

Molho branco com queijos
  • 100g queijo parmesão ralado
  • 100g de queijo muçarela ralado*
  • 500ml de leite
  • 1 colher cheia de maisena
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de manteiga
  • Sal, pimenta, noz moscada a gosto  
Fritar a cebola na manteiga, deixar dourar. Em uma xícara, misturar um pouco do leite com a maisena, até dissolver bem e reservar. 
Na panela com cebola acrescentar o restante do leite, os queijos, a mistura com maisena e ir mexendo. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Mexer até o molho engrossar.
Montar o prato com o molho branco, os conchigliones recheados lado a lado. Por cima, mais molho e um pouco de queijo muçarela e parmesão ralado. Colocar no forno para gratinar, cerca de 10 a 15 minutos. Vá acompanhando até dar uma borbulhadinha no queijo e pegar uma corzinha.

P.S.: As palavras "pecã" e "muçarela" fui procurar no app do Volp. hehe!

Para ver a receita de compota de abacaxi:
Imagens no Instagram: @joujou.melendres





Nenhum comentário:

Postar um comentário