Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Compras online ou "in loco"?

   Quem adora passear no shopping? Nem que seja para dar uma espiada nas vitrines, ver as novidades, se ajeitar para bater pernas, ver e ser visto. Faz parte da nossa cultura, sair, pra ver sem compromisso, quem sabe até comprar uma coisinha. Responder pra vendedora: "Só tô dando uma olhadinha". 
   Agora, pergunta: quem daqui faz compras online?
   Com a pandemia, talvez esse hábito tenha aumentado. Mas, se o produto não for aquilo que você queria? Se o sapato ou a blusa não couberem? Se você simplesmente não gostou. Como isso tem funcionado no Brasil? Eu não sei, por isso venho perguntar.
   Pelo que tenho percebido nesses anos, aqui, nos EUA, a entrega do produto é rápida, às vezes até free. Se eu não gosto de algo, devolvo com a maior facilidade. Até pouco tempo atrás, eu só comprava online de lojas que eu sabia que tinha fácil acesso, me refiro à deslocamento, caso eu precisasse trocar algo. Ia na loja, dizia que queria trocar e trocava ou recebia o dinheiro de volta. Simples assim. Não me questionam nada, às vezes nem preciso de comprovante, eles dão um jeito, e rápido. Troquei até presente de aniversário (brinquedo repetido ou em excesso para o João) que eu nem sabia de onde era, vi que tinha igual no Walmart, levei lá. Não tinha nota. Eles trocaram por um cartão com crédito no valor.
   Esta semana descobri, por meio de uma amiga que, quando compro algo na Amazon e não gosto, vou lá na página e escolho a opção:
- "Retornar" ou "Trocar pelo mesmo produto". 
   Até aí tudo bem, mas como devolver fisicamente, tem que mandar pelo Correio, embalar, pagar embalagem, outros pequenos transtornos?
- No próximo passo, vemos: Onde você quer devolver? Na UPS? Na loja Kohl's? Não lembro das outras opções, nem olhei direito. Escolhi Kohl's. E, por fim, mandam um código para o seu e-mail. Você leva o produto num desses lugares, apresenta o código e deixa o produto lá.
 - Para retorno, só deixar lá e você recebe o estorno no cartão. 
- Para receber o mesmo produto, caso ele apresente algum defeito, você recebe a reposição e tem 30 dias para levar o produto com defeito na Kohl's. 
   Achei incrível!
   Daí você me fala: "Ah, país consumista... Ah, consumo fácil." 
   Ok, o ponto aqui não é consumo responsável, produção de lixo e todos outros assuntos importantes também. 
   Consome quem quer, mas ser consumidor respeitado é outra vida! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário