Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

Pão de batata-doce

Oi gente,
Esta semana postei no Instagram a foto de um doce de pêssego que ganhei de minha tia. Para acompanhar, fiz meu pão de batata-doce. Como eu posto muito meu pão no Instagram, vou compartilhar aqui a receita, a pedidos.
 
Pão de Batata-doce
 
Ingredientes:
2 batatas-doce grande
1 colher (de sopa) de óleo de coco
1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo (eu uso mel, cerca de 4 a 5 colheres)
2 ovos
sal a gosto
200 ml de leite morno
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
4 xícaras (de chá) de farinha de trigo
1 gema para pincelar
 
Modo de preparo:
Coloque a batata-doce (uma por vez) no microondas com a casca e tudo, por 6 minutos. Depois de morna, tire a casca e amasse a batata.
Misture a batata com o açúcar, os ovos e o óleo.
Em um outro recipiente, misture o leite morno com o fermento. Depois misture na massa e vá acrescentando a farinha de trigo até a massa ficar uniforme (usei 4 xícaras, mas pode ser que você use um pouco mais, vai depender da umidade da batata que você usar e do tamanho dos ovos). Cubra e deixe descansar até dobrar de volume, cerca de 1 hora, deixe em um lugar tranquilo como no forno (desligado).
Depois modele o pãozinho. Eu uso metade da massa em forma de bolo inglês e a outra metade faço pãezinhos. 
Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com a gema. Deixe fermentar novamente até o pãozinho crescer (cerda de 1h). Leve ao forno médio (de 180 a 190 graus) até que ele fique douradinho.
Imagem: arquivo pessoal.




 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário