Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pequenos textos (mês dezembro 2015)

   Sobre celebrações de final de ano
   Para nosso amigos suecos (veja bem, estou falando de amigos, de pessoas que conheço, não estou dizendo que na Suécia é assim), a celebração do dia de Santa Luzia (13 de dezembro) não tem uma conotação religiosa. O convite para celebrar o dia traz uma singela explicação:
"Logo teremos a noite mais longa do ano. Depois disso, os dias ficarão mais longos e brilhantes denovo. Na Suécia, nós celebramos o retorno do sol e do calor durante nossa "Lucia Celebration". As crianças se vestem e cantam músicas de Lucia, e serão servidos biscoitos de gengibre e uma espécie de vinho quente (glögg)."
 
   Sobre bolinhos
   O petit gateau que conhecemos é um bolinho cru no meio. hehe! Quero dizer... à primeira garfada, sente-se toda a cremosidade do recheio, quase derretendo no prato... Hmmmm!! Para os franceses, petit gateau é um bolinho pequeno simples, um muffin. Nosso petit gateau, para eles, é o Fondant au chocolat. Delícia igual!
 
   Ainda sobre lembranças do Verão
   O Jinks é um gato muito dado. Tão dado que a dona botou uma coleira com sininho em seu pescoço. Assim ela sabe onde encontrá-lo quando ele sai por aí se dando.
A primeira vez que vi o Jinks, ele estava na frente de sua casa. Falei Oi e ele veio vindo na minha direção. O sininho dava a graça. Chegou perto e fez-se de gato. Enroscou-se numa perna, depois na outra. Naquele zigue-zague que só gato sabe fazer. Me fez sorrir, minha caminhada noturna já tinha valido a pena. Deixei Jinks onde eu o encontrei e de longe dei uma espiadinha para ver se o danado me seguia. Ele havia me ignorado, gatos não são como cachorros, já estava se distraindo com outra coisa. Jinks estava espiando para dentro de um bueiro. Fiquei aflita, ele olhou, olhou e resolveu pular. O bueiro era fundo... "E se ele não consegui voltar?". Terminei minha caminhada pensando no Jinks. Dia seguinte, um cartaz antigo, surrado pelo tempo: "Procura-se Jinks". Me senti culpada! Deixei o Jinks pular no bueiro! Pobrezinho! Nunca vou me perdoar. As caminhadas agora já não tinham tanta graça.
   Hoje passei na frente da casa dele, tava escuro, vi um pequeno e para ter certeza, chamei: "Oi Jinks!". Ele veio!! Apressei o passo, o Jinks gostar de pregar peças na gente!


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário